Igreja histórica nos EUA se transforma em mesquita após fechar as portas

Reverendo revela que o fechamento da igreja era inevitável.

Um histórico templo da igreja católica da cidade de St. Paul, norte dos EUA, fechou suas portas no último ano e reabriu recentemente como uma mesquita. A Igreja de São João, encerrou suas atividades após 127 anos, para se fundir a outra igreja, dando lugar ao Centro Islâmico Darul Uloom.

A região é cercada por uma grande quantidade de imigrantes do leste da África, que buscam um local de culto, segundo Feisal M. Elmi, porta-voz do centro à Associated Press. Por outro lado, o reverendo George Welzbacher explica que o fechamento da igreja era inevitável, por conta da redução de membros ativos.

Welzbacher também aponta que é limitado o número de padres, e assim compensa mais distribui-los para grandes paróquias com milhares de famílias que precisam de orientação. Contudo, há quem ainda se mostrou insatisfeito, mesmo com o esclarecimento do reverendo.

Embora compreenda que a população muçulmana local necessita de um local para culto, Charles Lake, ex-membro da igreja, diz que se sente “doente” e que não está satisfeito com que a comunidade religiosa tenha sido abandonada.

Este não é o primeiro caso de mudança de templo a gerar polêmica nos EUA. Em Syracuse, estado de Nova York, seis cruzes serão retiradas da Igreja Católica da Santa Trindade sob protestos de ex-membros, como esforço para a reconstrução para converter o prédio em mesquita.

O Syracuse Historic Preservation Board, órgão que se equivaleria ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico) no Brasil, realizou uma votação para dar à população muçulmana a permissão para modificar a construção a qual agora é responsável.

Órgão encarregado pela reforma, com grande número de islâmicos, o North Side Learning Center consta que as cruzes serão retiradas por não serem “uma representação adequada da religião do Islã”, determina Yusuf Soule, diretor executivo da organização.

Fonte: NC – Noticias Cristãs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s